Site para médico: você sabia que pacientes preferem agendar consultas pela internet?

Se a internet se tornou cada vez mais parte das nossas vidas, a pandemia consolidou o seu uso e eficiência em ainda mais áreas. Muitos serviços tiveram que se adaptar e passar a realizar atendimentos online, surgiu inclusive a telemedicina (de forma regulamentada). As mudanças que aconteceram neste período, já estão moldando as tendências de comportamento para o futuro. Ou seja, os serviços precisam ser cada vez mais digitais para conquistar o público.

74% dos consumidores brasileiros já preferem realizar suas compras online. E, para os médicos, não é diferente. Segundo uma pesquisa da Accenture, 77% dos pacientes consideram importante poder marcar, alterar ou cancelar consultas pela internet

Os benefícios de ter um site

O próprio agendamento online já é um excelente motivo para se ter um site. A plataforma fica disponível 24h por dia sem depender de atendentes, o que traz mais facilidade para o paciente e para o médico. As informações também ficam sempre disponíveis na internet, como se fosse uma vitrine digital, aparecendo em resultados de pesquisas, links em redes sociais e até mesmo através do boca a boca digital. Ou seja, a qualquer momento, alguém poderá pesquisar e saber mais sobre o profissional, já que, como afirma uma pesquisa do Google, 72% dos pacientes buscam informações na internet antes de agendar uma consulta. Por isso é importante criar o site com profissionais qualificados que saibam gerar um bom posicionamento nos mecanismos de busca. 

De qualquer forma, telefone e agendamento presencial sempre existirão e aqueles pacientes que já estão acostumados a marcar consultas desta forma, seguirão fazendo. O importante é se adaptar para os diversos meios que existem hoje, como o WhatsApp, que é um dos mais populares e já é muito utilizado por profissionais de diversas áreas. Não é necessário utilizar o perfil pessoal. É possível criar uma conta comercial que otimiza o atendimento. 

Jornada do paciente online

Por mais que as redes sociais sejam um cartão de visitas para o médico, pois é lá que muitas pessoas tomam conhecimento sobre o profissional pela primeira vez, elas são “terrenos alugados”. Diferente do site, que é um canal proprietário, Facebook, Instagram, Youtube e outros são apenas plataformas para disseminação de conteúdo e relacionamento. Assim como o Orkut teve seu fim e o Twitter quase, nunca se sabe o futuro destas empresas. Ter um site é também uma segurança, um espaço para ancorar e não sofrer com os possíveis impactos de mercado.

Ele é também a linha de chegada na jornada de um paciente na internet. Seja através de uma busca no Google, do perfil nas redes ou porque alguém enviou o link, é no site que o usuário poderá encontrar informações completas, validar sua percepção sobre aquele médico e, se houver a opção de agendamento online, a conversão em consulta terá mais chances de acontecer. 

O site tornou-se uma ferramenta de prospecção passiva para os médicos e já é parte fundamental do modelo de negócios. Ter como parceiro uma empresa que alia o conhecimento em negócios digitais e de saúde, é um grande passo para o sucesso, conforme você pode conferir clicando aqui.

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