O que você precisa saber sobre anúncios do Google

O beabá dos anúncios do Google.

Sempre explicamos que Marketing Digital para Médicos não faz milagres e que os resultados aparecem de médio a longo prazo. Mas existe uma forma de acelerar isso, com seus prós e contras, e ela se chama Google Ads.

Google Ads ou Google Adwords?

“Ads” vem de Advertisement, ou publicidade em português. Nada mais do que “anunciar no Google”. Hoje o Google Ads, que é a evolução do antigo Google AdWords, é, segundo o próprio Google:

“uma solução de publicidade on-line que as empresas usam para promover os seus produtos e serviços na Pesquisa Google, no YouTube e em outros sites na Web. Ele também permite que as empresas escolham metas específicas para os anúncios, como gerar mais chamadas telefônicas ou visitas ao site. Com uma conta do Google Ads, os anunciantes podem personalizar os respectivos orçamentos e segmentação, e iniciar ou interromper a exibição de anúncios quando quiserem”.

Como funciona?

Basicamente o Google Ads exibe um anúncio da campanha que você programa para aparecer quando as pessoas pesquisam no buscador sobre serviços e produtos que você oferece e resolveu divulgar.

Você pode definir metas em cada campanha como “atrair mais visitantes para o seu site” ou “gerar mais chamadas telefônicas para a sua empresa”, dentro de uma área geográfica onde você quer ser visto.

Com isso definido, você cria os anúncios e define um orçamento mensal para a campanha de acordo com o seu bolso, e só paga se os usuários interagem com o seu anúncio, por exemplo, indo pro seu site ou ligando pra você.

Hoje existem três tipos básicos de anúncios.

  • As campanhas da Rede de Pesquisa (que ainda são muito conhecidas como “AdWords”) que exibem anúncios em forma de texto nos resultados da Pesquisa Google quando alguém procura por um serviço ou produto similar ao seu.
  • As campanhas da Rede de Display que mostram anúncios em forma de imagem, como um banner, em sites ou aplicativos que autorizam isso.
  • E as campanhas de vídeo, que exibem anúncios de 6 ou 15 segundos antes ou durante a reprodução de conteúdos do YouTube.

Ainda temos as campanhas de Shopping e Apps, que são, respectivamente, soluções para anunciar produtos e divulgar aplicativos.

Quanto custa e como começar?

O primeiro passo é ter um site.

É você quem define o orçamento que está disposto a investir naquele mês na sua campanha. Simples assim. Não há taxa de adesão, não há taxa de cancelamento, nem período de fidelidade… Hey, você já ouviu isso por aqui, né?.

O Google Ads tem um processo guiado de configuração que é bem intuitivo. Pode assustar no início, mas seguindo os passos que eles te mostram, é possível para um leigo criar e configurar seus anúncios. No entanto, para melhores performances, é sempre recomendado buscar o auxílio de profissionais experientes.

Preciso ter um site para ter Ads?

É o ideal. Afinal, o Google Ads foi criado para isso. Mas não é obrigatório.

Você pode criar um anúncio sem direcionar para uma página web de duas formas:

  • Focando em chamadas: o seu anúncio exibirá um número de telefone para receber ligações. As pessoas clicam e ligam.
  • Focando em Rede Social: o seu anúncio enviará a pessoa para sua página no Facebook ou perfil Instagram, por exemplo.

No entanto, você precisa entender que o índice de qualidade do seu anúncio, que avalia entre outras coisas a qualidade das informações da página de destino, será consideravelmente penalizado.

Com um índice baixo, você terá que gastar mais, pois o Google cobrará mais caro para o seu anúncio aparecer, visto que ele é compreendido pela ferramenta como um anúncio ruim, de baixa qualidade.

Vantagens e desvantagens

O mais atrativo dos anúncios no Google é a rapidez com que é possível perceber e mensurar o retorno. No entanto, um investimento em Google Ads gera apenas audiência e não é capaz de construir, sozinho, autoridade e relevância para um médico ou clínica.

Além disso, você fica “refém” de um investimento mensal. Só terá audiência, e resultados, enquanto pagar por isso. E o valor pode aumentar com o tempo devido as variações dos leilões pelos termos que você paga.

Mesmo segmentando e definindo muito bem o perfil de pessoas que você quer que o seu anúncio seja exibido, muitas vezes não é possível gerar uma audiência tão qualificada quanto outras soluções, como marketing de conteúdo, por exemplo.

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