Hoje em dia, antes de consumir algo, contratar um serviço ou até mesmo marcar uma consulta, é comum que as pessoas busquem na internet por mais informações.
Por exemplo, pesquisando as redes sociais de um médico para conhecê-lo melhor antes de agendar um atendimento.
O contrário também acontece. Ao encontrar um perfil com conteúdos interessantes sobre saúde, o usuário pode resolver acompanhar e, ao precisar de uma consulta, dará preferência para este profissional, pois já estabeleceu uma conexão e sente confiança.
Como gerar credibilidade nas redes sociais?
Ter um perfil em redes como Facebook ou Instagram é muito fácil. Basta criá-lo. Mas isto não garante presença digital e muito menos credibilidade. É imprescindível oferecer conteúdo e estar atento às regras e boas práticas de cada plataforma.
Uma identidade visual bem definida passa seriedade e solidez. E isso vai muito além de um logo. Criar um padrão estético para todas as publicações, imagem de capa e de perfil demonstra preocupação em passar informação de qualidade para os seguidores e pacientes.
O Instagram, por exemplo, é um canal muito ligado às questões visuais. Boas fotografias, layouts bem feitos, tudo isso contribui para passar confiança, aproximar do público e construir marca. Porém não basta ser apenas bonito. É preciso estar ciente das leis de direitos autorais e de imagem. Conhecer bancos de imagens, pagos ou gratuitos, é fundamental para sempre encontrar uma foto adequada.
Além das leis gerais, existem ainda diversas normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina para a publicidade de médicos. Por isso é tão importante trabalhar com profissionais que já conheçam e estejam acostumados a criar conteúdo dentro destas diretrizes. A publicação de vídeos, por exemplo, seja no IGTV ou YouTube, agrada muito o público que busca por informações, mas é preciso tomar diversos cuidados antes de disponibilizá-los na internet para não descumprir regras éticas.
O que postar nas redes sociais?
É comum ficar em dúvida e faltar ideias na hora de criar posts para as redes. Na Evolua Doutor, por exemplo, contamos com profissionais de comunicação para realizar entrevistas com os médicos, obter informações e, a partir daí, gerar conteúdo. Em vez de focar na quantidade, primamos sempre pela qualidade do que será postado, afinal, entendemos que o médico possui uma importante reputação a zelar.
Uma dica que podemos destacar como prioridade é não misturar perfil pessoal e profissional. É essencial distinguir, em canais separados, o que é vida pessoal, lazer, opinião e o que é conhecimento, técnica e saúde. Ter esse direcionamento ajuda a se preservar e gera mais credibilidade.