Marketing digital para médicos: saiba como começar a ter presença na web

O marketing digital deixou de ser algo distante, para as grandes marcas, e tornou-se parte do negócio em todas as áreas. Para médicos não seria diferente.

Você já ouviu a frase “se não está no Google, não existe”? Essa sensação se torna cada vez mais familiar, já que hoje ele é o principal motor de buscas do mundo. E entre todas as pesquisas realizadas, uma a cada vinte é referente à área da saúde, seja ela sobre sintomas, tratamentos, cuidados ou até mesmo indicações de médicos e profissionais.

Ou seja, não é mais apenas relevante ter presença na web, é essencial!

Presença digital: por onde começar?

É muito comum que médicos comecem a se comunicar no ambiente digital por meio das redes sociais. E elas realmente são importantes. Mas nada substitui um site. O Facebook e Instagram são como terrenos emprestados: você cria todo seu conteúdo e publica lá, mas quem realmente ganha com isso são eles. Já com um site próprio, há diversas vantagens:

  • Mais liberdade para criar uma estrutura que funcione para você;
  • Não há padrão estético que limite sua marca;
  • O conteúdo e a audiência são suas;
  • Você consegue coletar e analisar estatísticas sobre os acessos à sua página;
  • É possível criar uma estratégia de anúncios via Google Ads e alcançar ainda mais pessoas;
  • Você se torna a referência e o foco vai para a sua autoridade enquanto médico.
  • Você não precisa disputar audiência em listas de médicos de planos de saúde ou listas de outros sites.

O que é preciso para criar um site médico?

Para criar um site é preciso ter, não apenas conhecimento em desenvolvimento web, mas também estar sempre atualizado com o comportamento do usuário. Hoje, mais de 60% das buscas no Google do Brasil são feitas a partir de um aparelho celular, ou seja, o formato de site tradicional não é suficiente, ele precisa de adaptação para o mobile. E este é só um dos pontos reforçados pelos profissionais de UX (User Experience).

Você precisa, também, comprar um domínio (o “www.seunome.com.br”) e pagar a mensalidade de um servidor para hospedagem, necessário para manter o seu site no ar.

É indicado que você instale ferramentas para bloquear spams e vírus, e que conecte tecnologias de análise de dados ao seu site para poder entender como anda a performance dele.

Bastante coisa, né? Mas vale a pena. Apostar em um site próprio e fornecer conteúdo sobre saúde e sua especialidade ajudará você a ser encontrado por quem precisa e passará mais credibilidade e confiança.

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