A internet mudou completamente a nossa comunicação, seja ela interpessoal ou de massa. Se para conversar com amigos e família utilizamos mais o WhatsApp do que ligações ou encontros presenciais, o mercado também está mais conectado.
O lado bom dessa migração para o universo digital é que comunicar marcas, pequenos negócios e/ou autônomos se tornou possível.
Hoje, não é mais necessário investir uma grande quantia de dinheiro para ter espaço na mídia. Os anúncios online oferecem infinitas possibilidades para qualquer que seja o valor disponível.
Importância das redes sociais
Uma pesquisa do Instituto Nielsen mostrou que 43% das pessoas se sentem mais à vontade para comprar um produto quando o descobrem nas redes sociais e que 92% dos entrevistados confiam totalmente em uma indicação de amigo ou familiar.
No caso de médicos, fazer parte do ecossistema das redes sociais transmite segurança, autoridade e mostra uma prévia do conhecimento que o profissional possui, conferindo credibilidade e relevância ao especialista. Tudo isso faz com que, no longo prazo, se crie uma comunidade de pessoas interessadas no que você tem para compartilhar, em termos de conteúdo.
Portanto, a melhor propaganda continua sendo o “boca a boca”, mesmo que agora ele aconteça em formato digital, e disseminado nas redes sociais.
Com isso, a rede social se torna mais um canal de aquisição de pacientes, que não deve ser ignorado, pois alimenta esse boca a boca, e gera uma audiência cativa que poderá ser direcionada para o seu site.
Estratégia integrada
Site e redes sociais são canais diferentes, cada um com sua função, mas que funcionam melhor quando trabalhados simultaneamente. Enquanto Instagram e Facebook (entre outros) fazem o trabalho de aproximar o público através da oferta de um conteúdo atrativo, o site garante a solidez para a tomada de decisão do paciente, o que chamamos de conversão.
Dados da pesquisa Health Report mostram que 55,9% das pessoas pesquisam por um médico na internet antes de consultá-lo. Apresentar-se em um site bem construído, que seja facilmente encontrado no Google, com adaptação para as diferentes telas (celular, tablet, computador, etc) pode ser decisivo para o paciente.